Portal da Igreja do Evangelho Quadrangular

Portal da Igreja do Evangelho Quadrangular

Portal da Igreja do Evangelho Quadrangular

Publicado em 07/03/2018

Fique por dentro

Mamografia e eletrocardiograma serão oferecidos gratuitamente em micro-ônibus

Unidade móvel estará no estacionamento da Câmara nos dias 8 e 9 de março, das 9h às 17h


Projeto Margarida.


Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Câmara de BH vai oferecer gratuitamente às visitantes exames das mamas e do coração. Uma unidade móvel, instalada no estacionamento da Casa, vai atender às mulheres nos dias 8 e 9 de março, das 9h às 17h, sem a necessidade de pedido médico. O atendimento será por ordem de chegada, limitado por dia a 50 senhas para o eletrocardiograma e 30 senhas para a mamografia. A ação, que conta com a parceria do Projeto Margarida, pretende mobilizar a população feminina da capital para a detecção precoce do câncer de mama e de problemas cardíacos, e aumentar, assim, as chances de cura das doenças.


Serão distribuídas, por dia, 50 senhas para o eletrocardiograma e 30 para a mamografia. Os atendimentos serão feitos por ordem de chegada e não há limite de idade para a realização dos exames, que serão feitos por uma equipe de enfermeiras. As interessadas deverão apresentar apenas o documento de identidade com foto e a previsão para a entrega do resultado é de até 30 dias.


Estimativas

Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que cerca de 600 mil novos casos de câncer serão descobertos em 2018. Com exceção do câncer de pele não melanoma, os tipos de câncer mais frequentes serão o câncer de próstata, com 68.220 casos novos, seguido do de mama, com 59.700.


Ainda de acordo com o Inca, o câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Além do autoexame, a recomendação é que mulheres entre 50 e 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos.  


Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, mulheres acima dos 60 anos morrem de quatro a seis vezes mais do coração do que de câncer de mama e de colo do útero, apesar destas últimas serem as doenças que mais preocupam o sexo feminino.


A entidade também informa que, atualmente, no Brasil, 42% das pessoas que infartam e morrem são mulheres. Nesse sentido, a avaliação cardíaca precoce e repetida com regularidade pode retardar e até mesmo evitar a ocorrência de doenças do coração.


Projeto Margarida 

O Projeto Margarida, idealizado pela Igreja do Evangelho Quadrangular, é uma ação da Coordenadoria Nacional de Mulheres, em parceria com a Secretaria Geral de Missões, que tem como objetivo levar atendimento médico às mulheres carentes de todo o Brasil.



Projeto Margarida.


O projeto utiliza ônibus com aparelhos de mamografia e eletrocardiograma para realizar, gratuitamente, exames de prevenção contra o câncer de mama e infarto. Desde que foi criado, o ônibus já percorrereu diversos estados do país e mais de 5.000 mulheres foram atendidas.

Projeto Margarida em São José dos Campos
Projeto Margarida na Ieq Jatobá
Projeto Margarida na Ieq Jatobá

cmbh.mg.gov.br